Consultoria para Todos

Com esse texto inauguro outra das categorias que pretendo ter nesse blog sobre ideias mais concretas de soluções realmente implementáveis para alguns problemas que identifico no meu mundo. Diferente dos devaneios, pretendo entrar em mais detalhes em qual solução imagino ser realmente viável e deixar menos pontas soltas no texto para, possivelmente, me deixar mais claro nas intenções e objetivos.

Lembrando que termos novos, possivelmente confusos ou mesmo referências externas são hyperlinks clicáveis no próprio texto. Talvez algumas piadas também.


Uma coisa que me motiva bastante é usar meu tempo para incentivar ou até mesmo inspirar pessoas. A satisfação de se ver uma ideia se materializando numa solução real, além da chance de até contribuir de alguma forma para moldar a forma que isso vai acontecer, é imensurável. Quando realizei esse pensamento pela primeira vez, pensei ainda que gostaria de fazer isso não só por prazer para pessoas com quem me importo, mas também até para estranhos e ser possivelmente remunerado por isso.

Daí surgiu a ideia de uma solução genérica de coaching, onde qualquer um poderia usar qualquer que fosse sua especialidade (profissional ou não) para ajudar outras pessoas naquilo. Seja em autoconhecimento, relações interpessoais, matemática, carreira ou moda, existe muita gente bem mais interessada do que outras em determinados assuntos, mas normalmente acabam aplicando o conhecimento adquirido apenas para si mesmas ou para pessoas próximas que têm coragem de pedir ou aceitar ajuda.

Dessa forma, poderia-se desenvolver uma comunidade onde qualquer pessoa pode se cadastrar e se destacar nela por sua habilidade real de ajudar outras na sua especialidade. Inicialmente, cada um escolheria o seu próprio preço por hora, e poderia continuamente realizar ajustes no mesmo dependendo do número de requisições por coaching que passar a receber. A própria plataforma poderia também sugerir mudanças, caso uma inteligência a respeito seja desenvolvida na mesma. Esse formato já é adotado por outras empresas como a TopTal, para freelancers, mas acredito que sem nenhuma inteligência de sugestão de preço.

A habilidade do coach em si poderia ser então avaliada pelos próprios usuários que fizerem uso dos seus serviços, com um sistema de avaliação similar ao próprio eBay ou Mercado Livre por exemplo, como mencionei no meu primeiro devaneio sobre Aceleracionismo. Esse sistema colaborativo funciona muito bem na minha opinião, não só pela avaliação numérica que pode ser agregada numa média e mostrada no perfil, como também no feedback textual com possibilidade de réplica e resolução de qualquer desentendimento.

Finalmente, o próprio aplicativo cuidaria de mensurar quanto tempo de coaching foi feito, seja por algum tipo de comunicação interna ao aplicativo ou até mesmo conectando a algum meio externo, e a transferência seria feita de forma automática (de preferência usando alguma carteira virtual).

cronometro_318-49797
Quanto tempo será que leva pra essa ideia ficar pronta?

Outra variação dessa ideia seria uma plataforma de tutoria e aconselhamento, não para pessoas mais especializadas em determinado assunto, mas literalmente de pessoas ricas para pessoas (crianças?) pobres. Mas essa aí pode ficar pra outro post.


Deixo a ideia aberta para construção, expansão, ou até implementação alheia. Não precisam me atribuir crédito, mas gostaria de saber quando a plataforma estiver pronta para que eu mesmo possa utilizá-la! 😋

Nota: Já existe uma plataforma mais ou menos assim no Brasil chamada Get Ninjas. Essa é mais focada em assistência técnica porém e apesar de existirem outras categorias no site o foco de toda sua identidade visual, suponho inclusive do marketing que fazem, é em assistência de técnica. Essa parte da cobrança automática que seria o diferencial para uma plataforma focada em coaching.

Read this post in English.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s